quinta-feira, 25 de março de 2010

Mário Crespo Entrevista Medina Carreira

Mário Crespo Entrevista Henrique Medina Carreira!

CURIOSIDADE


O autor da lei da oferta e da procura foi o célebre Adam Smith, que é considerando o "pai" da economia.

Gráfico do Ponto de Equilíbrio


Graficamente o modelo de oferta x a procura é representada por duas curvas, uma de oferta outra de procura que se encontram no chamado ponto equilíbrio.
No exemplo de Cancun, como correu uma queda na procura e uma consequente queda nos preços( impacto sobre a oferta), a curva da procura desloca-se para a esquerda encontrando um novo ponto de equilíbrio mais baixo causandouma diminuição no preço do produto e um deslocamento da curva da oferta para a direita.
Caso a quantidade de turistas aumentasse a curva da procura deslocaria-se para a direita, encontrando um novo ponto de equilibrio, mais alto, causando um aumento no preço do produto e o deslocamento da curva da oferta seria para a esquerda.

Ponto de Equilibrio

Ponto de equilíbrio é a denominação dada ao estudo nas empresas, principalmente na área da contabilidade, onde o total das receitas é igual ao total das despesas. Neste ponto o resultado, ou lucro final, é igual a zero. Há uma quantidade razoável de estudos que demonstram como efetuar o cálculo. Para tanto, é necessário, num primeiro momento, conhecer os fundamentos básicos de classificação dos custos e despesas.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Lei dos rendimentos decrescentes

Diz-nos que se aumentarmos a quantidade de um factor produtivo, mantendo-se o outro constante, a partir de um curto limite a produtividade marginal torna-se decrescente.

Lei de Engel

É um princípio enunciado pelo economista alemão Engel e baseado na constatação de que existe uma relação entre os rendimentos das famílias e a respectiva estrutura do consumo. De acordo com esta lei, quanto menor for o rendimento de uma família, maior tenderá a ser a proporção dos seus rendimentos gasta em alimentação e menor será a proporção dos rendimentos gasta em saúde, cultura, lazer, habitação, entre outros.

Oferta de trabalho



Define-se como a quantidade que os trabalhadores estão dispostos a oferecer
para cada preço.

Mark-up

Consiste no cálculo do custo médio (CM) do produto adicionado pela respectiva margem de lucro (ML).

Pricemakers

Nos mercados de concorrência imperfeita, desigualmente, em monopólio, a formação dos preços é feita de forma unilateral, visto que a empresa opera sozinha no mercado, sem que haja concorrência. Assim, neste caso, os preços fixados pela empresa monopolista sem ocorrer qualquer interacção entre a oferta e a procura.

Mercado de Trabalho

Relaciona aqueles que procuram emprego e aqueles que oferecem emprego num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de um bem, o trabalho.

Preço de Equilíbrio


Através das sobreposições dos comportamentos da oferta e da procura, podemo-nos aperceber de que existe um ponto em que as duas partes entram em “acordo”. Preço de Equilíbrio é o preço em que a quantidade procurada é igual à quantidade oferecida.

Lei da Oferta

O comportamento da oferta é exactamente inverso, ou seja, quando o preço dos bens ou serviço baixa, o produto/vendedor tende a oferecer menores quantidades no mercado, uma vez que se torna, em princípio, tão rentável. Quando o preço do bem aumenta a quantidade oferecida aumenta.

Lei da Procura

À medida que o preço dos bens varia, a procura varia igualmente, aumentando ou diminuindo. A quantidade procurada de um bem aumenta quando o preço diminui.

Oferta e Procura




Procura – Designa e quantidade de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a adquirir num determinado momento e a um determinado preço.
Oferta – Designa a quantidade de bens ou de serviços que os vendedores estão dispensados a colocar no mercado, num determinado momento e a um determinado preço.

Concorrência Monopolística

É uma forma de concorrência imperfeita e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado mas que oferecem produtos ou serviços não totalmente homogéneos e, por isso, não totalmente substituíveis.

Monopólio Legal e Monopólio Tecnológico

A atribuição da produção ou fornecimento de um bem ou serviço a uma empresa, feito pelo Estado.
Monopólio Tecnológico - A afirmação de uma empresa (ou marca) no mercado, devido à sua superioridade tecnológica.

Monopsónio e Monopólio Natural

Quando num mercado existe apenas uma empresa de grande dimensão do lado de procura.
Monopólio Natural – A necessidade de efectuar elevados investimentos para a produção de um bem ou serviço, tornando-se mais rentável a exploração apenas por uma empresa.

Mobilidade dos Factores

A todo o momento é possível entrar ou sair do mercado ou mudar de ramo de actividade sem que existam demasiados entraves.

Transparências do Mercado

Todos os agentes do mercado têm acesso livre a toda a informação.

Homogeneidade do Produto

Apresentando o produto características semelhantes o comprador pode estabelecer comparações e realizar a sua escolha.

Atomicidade do Mercado

A existência de um número elevado de compradores e vendedores faz com que nenhum deles tenha capacidade na fixação do preço.

Monopólio

Um Monopólio corresponde a uma estrutura de mercado extrema de concorrência imperfeita, caracterizada pelo facto de que o bem transaccionado nesse mercado é oferecido por uma única empresa. Nesta situação, essa empresa tem o poder para, sozinha, determinar o preço do bem.

Oligopólio e Oligopsónio

Trata-se de uma situação de oligopólio quando existem no mercado algumas, mas poucas, empresas de dimensão razoável a oferecer produtos iguais ou idêntico, sendo estes facilmente substituíveis.

Mercado de Concorrência Imperfeita

Corresponde a uma estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita, ou seja, em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado. São exemplos de situações de concorrência imperfeita os monopólios, oligopólios e concorrência monopolística.

Mercado de Concorrência Perfeita

É um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio. Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado.

Mercado


É toda a situação em que os compradores (procura) e vendedores (oferta) de um determinado bem ou serviço aceitam o preço e a quantidade a transaccionar.