quinta-feira, 29 de abril de 2010

Evolução da Moeda

Mercadoria

Nas sociedades primitivas muitos foram os bens utilizados como moeda: o gado; cereais; sal , conchas; búzios; peixes, etc.
Cada sociedade adoptava como moeda os bens relacionados com a sua actividade principal.
Assim, os pescadores utilizavam como moeda conchas, peixes ou sal; os pastores, o gado; os agricultores os cereais.



Moeda Metálica

Como a moeda-mercadoria apresentava várias desvantagens visto que o gado não era divisível, tal facto dificultava as trocas de menor valor, o peixe estragava-se e o sal não era duradouro porque sofria com a humidade.
Para superar estes inconvenientes foi-se generalizando, a utilização de metais como moeda.

Moeda Pesada

Durante muito tempo a moeda metálica circulou sob forma de blocos ou barras, em metal precioso ouro ou prata sendo necessário pesa-la para se certificar a sua autenticidade; em cada loja existia uma balança para pesar o ouro e a prata e assim se poder concretizar a transacção.

Moeda Contada

Tinha forma de discos redondos em ouro ou prata, com determinado peso em metal precioso, era apenas necessária contar as peças para determinar a quantidade de ouro ou prata desejado.

Moeda Cunhada

Para garantir o seu valor ( peso da moeda) as autoridades, inicialmente as religiosas e mais tarde o rei ou o nobre, passaram a inscrever na moeda a sua cara, selo ou escudo, aumentando assim a confiança na moeda passando assim a ser a moeda cunhada.

A moeda-papel

É constituída por notas de banco, começou por ser moeda representativa, pois à quantidade de notas em circulação equivalia igual valor de ouro ou prata retido nos cofres dos bancos.
No final do séc. XVII, esta nova forma de moeda já se tinha generalizado em toda a Europa

Moeda Fiduciária

Apesar da moeda papel circular em quantidades superiores ao ouro que estava depositado, os agentes económicos acreditavam na sua conversão, a moeda passou a ser moeda fiduciária, isto é, circulava com base na confiança que as pessoas nela depositavam.

Papel Moeda

É o dinheiro em forma impressa emitido por um banco é actualmente o tipo de moeda em circulação.

Moeda Escritural ou Moeda Bancária

Traduz-se na inscrições contabilísticas feitas pelos bancos nas contas dos clientes, que previamente constituíram um deposito.

Sem comentários:

Enviar um comentário